Joy Freitas: 5 Dicas Para Fazer Fotos Mais Legais




5 Dicas Para Fazer Fotos Mais Legais

Olá pessoal, tudo bem?

Tenho reparado ultimamente como as pessoas estão preocupadas em tirar "fotos legais para o instagram" ou "fotos estilo tumblr" e confesso que algumas preocupações tem me deixado assustada com o excesso de estética contra a captação da emoção.

Ou seja, tem pessoas que estão mais preocupadas na estética e na quantidade de curtidas que a foto vai proporcionar do que com o registro do instante, ou sendo mais romântica: com a eternização daquele momento.

Claro que eu sendo fotografa, apesar de iniciante, tenho uma certa obrigação de ter alguns cuidados para fazer fotos mais legais, porém deixo o excesso de cuidado para as fotos do cliente e me permito relaxar um pouco nas fotos pessoais e corriqueiras do dia a dia. De qualquer forma, os estudos em fotografia e as atividades do blog me proporcionam uma praticidade maior em fazer fotos legais, e pensando nisso eu resolvi deixar umas dicas aqui pra você que quer fazer fotos legais para as redes sociais.

1. Descubra seu melhor ângulo:
Como fazer isso? Praticando. Quando tiver tempo livre, pegue sua câmera ou celular e capriche nas poses, teste suas expressões, lados do rosto, posicionamento frente a câmera, enfim, aproveite que ninguém está olhando e explore todas as suas caras e bocas, até descobri como você se gosta mais. Isso vai facilitar na hora que for fazer as fotos pra valer, pois você vai se conhecer melhor em relação ao seu melhor posicionamento para fotos.

2. Busque uma boa iluminação
Na prática, saiba aproveitar a luz do sol a seu favor. A luz do sol é a melhor luz para fotografar e se você vai fazer fotos externas é importante se preocupar com o horário, pois existem horários onde a luz do sol reflete de forma dura, gerando sombras muito marcadas e não deixando suas fotos tão bonitas. Prefira sempre fotografar mais cedo, tipo antes das 10h da manhã ou ao entardecer, depois das 16h.
Quanto as luzes artificiais, procure conhecer a configuração de sua câmera para captar da melhor forma a luz ambiente, mas esse caso já é um assunto que precisaria ser mais detalhado e portanto eu deixarei para falar disso em um próximo post.
3. Faça uma boa composição
Observe o ambiente ao seu redor, ou de quem você for fotografar, se o cenário em volta pode acrescentar ou destruir a foto, pois a composição do cenário é muito importante. Se o ambiente a sua volta não vai ajudar na composição da foto aí você pode optar por fazer uma foto em "Close up", ou seja aquelas bem de pertinho, pegando um detalhe do rosto ou do que você escolher, ou até mesmo uma foto com um fundo desfocado que nesse caso vai depender da lente e câmera que você tiver para conseguir esse efeito.

4. Use e abuse da espontaneidade
Uma coisa que eu reparo muito em fotos de instagram, principalmente em fotos de viagens é que tem pessoas que sempre fazem as fotos naquelas poses clichês, ao lado de um monumento, ou na frente de uma paisagem qualquer sem nenhuma criatividade ou interação com o ambiente. Uma dica legal é quebrar esse paradigma e ser espontâneo. Tente fazer poses sem olhar diretamente para a câmera, em alguma ação que te faça fazer parte da foto junto com aquela paisagem que você quer mostrar. Ou seja, aquela velha história de retratar a emoção do momento e não apenas um sorriso amarelo dizendo: olha eu estive aqui! rsrs

5. Aprenda a editar
Esqueça a ideia que a foto tem que sair boa de primeira, eu pelo menos não conheço nenhum fotografo que não faça edições pós produção de suas fotos. Óbvio que se você caprichar antes vai te poupar o trabalho de ficar "corrigindo" a foto depois, pois a ideia da edição é melhorar aqui ou ali alguma coisinha, as cores, contrastes etc...não deixar a foto artificial e com cara de falsa, tanto o ambiente quanto a pessoa fotografada, mas usar algumas edições vai te ajudar a ter fotos mais legais e não tem nada de errado nisso.

Então é isso pessoal, a intenção desse post não é dar "aula" nenhuma sobre fotografia até porque eu ainda não estou com essa bola toda kkkkk mas apenas compartilhar umas dicas bem pessoais para melhorias de fotos para usar nas redes sociais, não para fazer fotos profissionais obviamente, para isso a indicação seria de cursos e não apenas umas dicas. Inclusive tem um post aqui no blog com dicas de cursos legais de fotografia online para quem não tem tempo de fazer um curso presencial, é só clicar aqui.

E se você tiver alguma dica e quiser compartilhar comigo, escreve pra mim aqui nos comentários.

Um bjo e até o próximo post!



Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião me interessa! Obrigada!



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *