Joy Freitas: Dica da Nutri | Reeducação Alimentar: como começar?




Dica da Nutri | Reeducação Alimentar: como começar?


Começar uma Reeducação alimentar é primordial para perda de peso de forma saudável, perdendo apenas gordura e não correndo o risco de engordar tudo de novo, no maldito efeito sanfona.

Mas o que é reeducação alimentar?
Reeducação alimentar é você educar novamente seus hábitos alimentares, trazendo assim benefícios a sua saúde, onde se pode comer de tudo, mas na medida certa, sem ter que recorrer a remédios para emagrecer ou cirurgia, alcançando resultados definitivos, emagrecer com saúde e para sempre.

Então como faço uma reeducação alimentar?
Para educar novamente seus hábitos alimentares você deve ir gradativamente acrescentando alimentos saudáveis e naturais ao seu cardápio, retirando os alimentos gordurosos, enlatados, embutidos, congelados prontos de mercado, molhos prontos entre outros. Comece fracionando sua dieta, coma menos e mais vezes, assim seu organismo estará sempre trabalhando e mantendo seu gasto energético em dia, fracione de 5 a 6 refeições diárias.

Uma boa tática para começar e não parar é contar quantidade de fruta e verdura que come diariamente, comece colocando todo dia uma fruta, e duas verduras, seja em qualquer horário que caiba, claro que para um cardápio gostoso e atrativo precisa conter, harmonia, combinação no prato.

  • No café da manhã comece mudando uns 3 dias na semana o pão por uma raiz (batata doce, inhame, aipim, banana da terra...), diminua um pouco a quantidade de açúcar que coloca no café, no suco, ou na vitamina, e sempre que conseguir coma uma fruta;

  • No lanche da manhã procure sempre ingerir coisas leves, como frutas também em saladas, sucos naturais com torradas ou biscoitos integrais, água de coco, iogurte, chás;
  • No almoço crie o hábito de primeiro ingerir a salada pra depois por o prato, procure sempre comer folhas e verduras que possam ser ingeridas cruas como a cenoura, a beterraba, aumente o consumo da proteína (das carnes) e diminua o consumo do carboidrato (arroz, macarrão, purês), substitua o arroz e macarrão branco pelo integral e coma o feijão feito apenas no tempero, pois o feijão feito com carnes não é um feijão saudável, é um feijão muito gorduroso e evite o consumo de farinha de mandioca, que pode ser trocada pela farinha de aveia; 
  • *A ingestão de líquido deve ser feita 1 hora após a refeição;
  • No lanche da tarde pode repetir o lanche da manhã ou então comer oleaginosas, como castanha do pará, castanha de caju, amêndoas, macadâmias entre outras, faca seu mix, (Depois farei um post específico apenas sobre o mix);
  • Na janta pode repetir o café da manhã ou o almoço;
  • Na ceia de preferência aos chás calmantes e tranquilizantes, como camomila, melissa, maçã, pode também optar por chás que ajudam na digestão como boldo, alecrim, acompanhado de um biscoitinho integral ou uma fruta.

E essas foram dicas básicas para começar um programa de reeducação alimentar, porém não dispensa a ida a Nutricionista para uma consulta pessoal onde o profissional vai analisar e adequar o cardápio a realidade de cada pessoa.

Fica a dica da Nutri para vocês alcançarem o objetivo de vocês de maneira correta e eficaz. Se você quiser acompanhar mais dicas como essa, basta clicar na TAG "dica da nutri" aqui do blog e me acompanhar no instagram através do perfil @saudenutricional.




Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião me interessa! Obrigada!



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *