Joy Freitas: Cursos de Fotografia Online e Alguns Grátis




Cursos de Fotografia Online e Alguns Grátis

Olá pessoal, tudo bem?

Há algum tempo eu tenho estudado e pesquisado muito sobre fotografia e é de conhecimento da maioria das pessoas que me conhecem que tenho planos de que a fotografia deixe de ser apenas um hobby na minha vida para se tornar uma profissão.

Eu sempre fui apaixonada por fotografia, desde que me entendo por gente, como diria minha mãe.
Quando morava na Bahia fiz uma Oficina de Fotografia no CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte) e foi o primeiro passo que dei para que a paixão se transformasse em ambição profissional, no bom sentido claro.

Ao mudar aqui para Rio Grande não tive muitas opções para continuar os estudos na área, até mesmo por não ter tantos conhecimentos na cidade e por essa razão comecei a buscar cursos online.

Muita gente não tem muita afinidade por cursos a distância e eu mesma já tive certa dificuldade por exigir uma disciplina muito maior, afinal você que faz seu tempo, mas eu garanto que isso é só uma questão de costume, com o tempo você pega o hábito e começa a se dedicar até mais que um curso convencional.

Por isso o post de hoje é para compartilhar com vocês um pouco sobre os cursos que eu já experimentei e que tem um preço razoável ou até mesmo gratuitos.

PHOTOS TV



Um dos sites que eu mais me identifiquei sem dúvidas foi o Photos TV.
Existem possibilidades de assistir aos cursos de duas formas: "Ao vivo" e "On demand".
Os cursos "Ao Vivo" são gratuitos, basta você se cadastrar no site e se inscrever na programação. Daí eles te enviam um email para lembrar do curso, então basta acessar a página no dia e hora marcados e assistir ao curso. Simples assim, gratuitamente! Já fiz uns três cursos deles assim mas confesso que não é a mesma coisa de comprar o curso, pois no ao vivo não dá para pausar a aula e anotar dicas e detalhes, como eu gosto de fazer. Porém é uma boa alternativa para você ter noção sobre o assunto e até mesmo decidir se vai mesmo querer comprar o curso.
Já na categoria "On Demand" você pode escolher qualquer um dos cursos que já tiveram as versões Ao vivo e pagar para ter acesso ilimitado, com arquivos extras para auxiliar nas aulas.
Eu comprei o curso Introdução Ao Mundo da Fotografia: Funções da Câmera, Composição e Luz e posso dizer pela minha experiência que as aulas são super didáticas, muito fácil de aprender e ao final você responde um teste, se passar com a pontuação mínima exigida, recebe um certificado.
Ponto positivo: variedade de cursos
Ponto negativo: não achei nada negativo

EDUK



Nesse site você vai encontrar muitos outros cursos de outras áreas, além da fotografia.
Até hoje eu só me inscrevi em um curso gratuito que está liberado para mim por um período de 30 dias por conta de uma promoção de Natal. Também tem a opção de cursos ao vivo e gratuitos, mas nunca experimentei para poder comentar sobre a opção Ao vivo.
O curso que estou fazendo no momento é sobre Flash Dedicadoestá dando para aproveitar muito, as aulas são longas, extremamente didáticas e bem ilustradas.
Para comprar os cursos é preciso fazer uma assinatura anual que lhe dá acesso a vários cursos de uma mesma área. Essa parte não achei muito legal porque você paga um valor até razoável pela quantidade de cursos que terá acesso, mas dificilmente conseguirá fazer tantos cursos num período de 12 meses, por isso acaba saindo caro.
Ponto positivo: conteúdo vasto.
Ponto negativo: preço

CURSOS GURU



Esse site não é voltado para fotografia e sim para área de informática, mas nesse caso eu o indico para o aprendizado dos softwares necessários para edição de imagens que vão te auxiliar na fotografia como o Photoshop por exemplo, pois é essencial para o fotógrafo conhecer as ferramentas disponíveis que vão possibilitar as edições pós-produção e não depender de uma terceira pessoa para fazer isso. Os cursos do site Guru têm a vantagem de serem bem mais baratos, mas percebi que uma razão disso é o fato dos módulos serem bem fragmentados, ou seja, você paga por módulos menores de um mesmo programa. O bom é que se você já tem algum conhecimento sobre o programa escolhido você vai pagar apenas pela parte que lhe interessar.
Eu comprei os cursos: Photoshop CS6 Básico, Photoshop CC Tratamento de Fotografias e Photoshop CC Layout para sites. Já conclui o primeiro e confesso que me surpreendi com o quanto já foi possível aprender. Também tem opção de fazer um teste e receber certificado mas a certificação é paga a parte.
Ponto Positivo: preço
Ponto Negativo: carga horária pequena

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas. Muitas pessoas já devem conhecer esses sites mas acredito que para muitas outras possa ser novidade pois vejo muitas colegas blogueiras e amigas de outros ramos que me pedem informações sobre o aprendizado nessa área e daí surgiu o post.

Se tiverem outras sugestões ou já conhecerem os sites, me conta aqui nos comentários.

Um bjo e até o próximo post!




Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião me interessa! Obrigada!



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *