Joy Freitas: 7 Dicas para quem trabalha em casa




7 Dicas para quem trabalha em casa


Olá pessoal tudo bem?

Esses dias estava conversando com minha amiga e blogueira Tanara Hormain, do blog de mesmo nome e falamos sobre a dificuldade de organização de uma rotina de quem trabalha em casa, daí me surgiu a ideia de escreve um post sobre isso.

Por razões do coração (ownnnn!) eu optei por deixar meu emprego formal há quase dois anos para acompanhar meu esposo que foi chamado para trabalhar em outra cidade e com isso acabei preenchendo meu tempo com outras atividades que dão bastante trabalho também mas que me permitem tempo e flexibilidade de ficar em casa.

Estou estudando fotografia, sou representante de uma marca de cosméticos e também reativei minhas atividades com o blog, como alguns de vocês já sabem. Claro que tudo isso aliado com as atividades de dona de casa e mãe, ou seja, se não tiver uma pequena organização e disciplina para administrar todas as ocupações, acaba que nada sai bem feito. Então minhas dicas para não bagunçar a vida quando se tem tarefas muito distintas e pretende associar o trabalho em casa às tarefas domésticas são as seguintes:

1. DEFINA UM LOCAL DE TRABALHO
Se você optou por uma atividade autônoma que te permite trabalhar em casa, mesmo não tendo que se deslocar para um escritório externo, saiba definir um local em sua casa que seja seu local de trabalho. Mesmo que todo seu trabalho se concentre no notebook é importante ter um espaço que lhe ofereça conforto e as ferramentas necessárias para o desempenho do seu trabalho, evitando distrações e fadiga.


2. CRIE UM AMBIENTE INSPIRADOR
Ok, você já tem um local específico para trabalhar, então deixe ele da maneira que mais te agrada, afinal você não depende do chefe ou da empresa para autorizar isso. Se objetos coloridos te inspiram invista neles, mas se você se sente melhor em um ambiente sóbrio ou moderno, opte por esse estilo na escolha de móveis, objetos e decoração. Ou seja, faça do local escolhido um espaço onde você sinta-se bem e inspirado, afinal para quem trabalha em casa o rendimento financeiro depende totalmente de sua produção, então quanto mais horas você estiver disposto a trabalhar melhor e para isso é bom que seu ambiente lhe motive.


3. FAÇA LISTAS
Tenha sempre anotado uma lista de tarefas que tem a cumprir e vá eliminando a medida que for executando. Faça listas com metas a longo prazo dos seus objetivos maiores, sejam eles pessoais ou profissionais mas principalmente tenha metas definidas também para as tarefas simples e diárias que você deve executar. Assim além de poder organizar melhor sua rotina será mais fácil cumprir os prazos que você estabeleceu com seus clientes ou com você mesmo.

4. VISTA-SE PARA TRABALHAR
Não é porque você não tem que sair de casa que precisa passar o dia todo de pijama. Para algumas pessoas isso pode não influenciar muito mas em geral cuidar da aparência e se arrumar para trabalhar evita o relaxamento e aumenta o comprometimento com as tarefas profissionais. Caso você costume receber clientes em casa mais uma razão para manter uma aparência adequada ao seu ramo de trabalho e demonstrar uma postura mais profissional.



5. ESTABELEÇA HORÁRIOS
É interessante que você tenha um horário ao qual vai se dedicar a sua atividade profissional e o horário que utilizará para tarefas domésticas. Se você além do trabalho remunerado, cuida também das atividades domésticas, defina os dias da semana para executar cada uma delas. Exemplo: lavar roupas todas as terças, ir a feira livre aos sábados, fazer mercado uma vez por mês...enfim, tenha definido o tempo que será utilizado para o desempenho de suas tarefas rotineiras, igual quando você faz orçamento doméstico e define custos fixos e custos variáveis. Nesse caso me refiro a ter um dia/data fixa para aquelas tarefas que são inadiáveis, que você terá sempre que fazer diariamente, semanalmente ou até mensalmente. Assim você consegue definir qual o tempo livre que você terá para encaixar aquelas que não sejam frequentes, ou até saber o tempo que irá sobrar para seu lazer.
Mas lembre-se, isso é algo pessoal e pode não funcionar com todas as pessoas, tem gente que funciona melhor com horários rígidos de trabalho mas tem outros que precisam de liberdade para deixar a criatividade aflorar. Veja o que funciona melhor para você, tente descobrir qual período você se torna mais produtivo, seja ele pela manhã ou na madrugada.

6. DEIXE CLARO PARA TODOS
É importante deixar claro sua rotina de trabalho para as pessoas com quem você mora, e até amigos que você convive com frequência. Por exemplo, se você definiu o horário e local do seu trabalho, conte para todos por exemplo que quando você está naquele ambiente não deve ser importunado(a) com questões que não digam respeito ao seu trabalho. É importante que sua rotina profissional não seja interrompida por suas atividades domésticas ou interferências externas como por exemplo os amigos chamando no whats app, facebook etc.

7. RECEBA CLIENTES EM UM ESPAÇO IDEAL
No seu ramo de atividade é preciso atender clientes pessoalmente? Se sim, tenha um lugar específico para isso. Reserve um cômodo onde você possa receber seus clientes sem que eles tenham contato com seu ambiente doméstico. Se isso não for possível em sua residência, procure marcar em locais externos mas que permitam a manutenção do seu perfil profissional a exemplo de cafés, bibliotecas ou até mesmo espaços próprios para negócios como a locação de um escritório coworking.
Foto: escritório "Nós Coworking" em Porto Alegre-RS
E UMA DICA EXTRA:
Normalmente as pessoas que optam por trabalhar em casa tem como ponto positivo o fato de poder fazer seu próprio horário e criar sua rotina de forma bem personalizada, então apesar de um trabalho em casa exigir mais disciplina e foco, para que seu desempenho seja adequado é importante sempre ter em mente que você optou por isso para ter mais liberdade e fazer o que você gosta.
É importante seguir dicas se você precisa de ajuda para se organizar, mas é essencial saber definir quais realmente combinam com seu perfil. Seja flexível e crie suas próprias regras se necessário for, desde que elas sirvam para lhe ajudar no desempenho do seu trabalho e qualidade de vida.

E essas foram algumas dicas que para mim são relevantes, se você tiver alguma dica que funciona com você e quiser compartilhar comigo e todos que visitam o blog, escreve aqui embaixo nos comentários que vou adorar saber.

Um bjo e até o próximo post!

Comentários do facebook
6 Comentários do Blogger

6 comentários:

  1. Ótimas dicas, um post super compacto e completo.
    Parabéns!
    Realmente isso são pontos chaves para quem trabalha em casa como nos Blogger.

    Beijão.
    www.blogdagra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Graziela! Precisamos mesmo de muita organização para lidar com essa vida de blogger. Bjs

      Excluir
  2. ótimas dicas. é fundamental se organizar quando se trabalha em casa! :)

    beijos

    www.bocaabocablog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rafaella! Isso mesmo, organização é primordial pra gente! Bjs

      Excluir
  3. trabalho há 5 anos em casa e realmente essas dicas são essenciais, organização de tempo e espaço faz total diferença!

    ResponderExcluir
  4. Verdade Daniete! Obrigada pela visita, bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião me interessa! Obrigada!



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *