Joy Freitas: Dia Nacional de Incentivo à Leitura




Dia Nacional de Incentivo à Leitura


Olá pessoal, tudo bem?

As comemorações do Dia Nacional da Leitura e Semana Nacional da Leitura foram adicionados ao calendário brasileiro através da lei 11.899/09, e no dia 12 de outubro, quando também ocorre muita festividade por conta da semana da criança, são realizadas em diversas instituições várias ações para estimular a leitura.
Apesar do dia oficial ser 12 de outubro, a partir de hoje inicia-se em todo país essas ações de estímulo a leitura com o objetivo de cultivar o amor aos livros desde a infância até adultos, claro!

Aproveitando essa temática resolvi trazer aqui para vocês dicas de alguns livros que estão na minha fila de leitura e que eu pretendo terminar de ler e fazer resenha para postar aqui no blog. Por enquanto deixarei aqui uma breve sinopse de cada um deles para que conheçam e quem sabe lhes ajudarão a escolher algum para ler, ou até mesmo para presentear alguém! 

O PODER DO AGORA (Um guia para iluminação espiritual), Eckhart Tolle
Este é o livro que estou lendo atualmente. Vi a indicação em um vídeo da Blogueira e Youtuber Juliana Goes, indiquei para uma amiga querida (Tania) e ela acabou me presenteando com o livro, lindo né?! Claro que amei!
Sinopse: 
"Este livro é um manual prático que nos ensina a tomar consciência dos pensamentos e emoções que nos impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós mesmos."

MULHERES FRANCESAS NÃO ENGORDAM, Mireille Guiliano
Confesso que comprei esse livro apenas por se tratar de mulheres francesas, nem sei se é bom, mas como tenho certeza que em outra encarnação fui ou serei francesa, me identifiquei completamente.
Sinopse:
Aqui o subtítulo, substitui a sinopse e fala por si. "Os segredos indispensáveis para comer com prazer e sem culpa"
Quem não quer isso na vida né minha gente? Eu era assim até os 35 anos kkkk mas de um ano pra cá, comer de tudo e não engordar não tem sido o meu normal, então preciso ler pra descobri esse segredo mesmo depois dos 30.

CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS, Gustavo Cerbasi
Esse livro foi presente da minha irmã Dija, tem bastante tempo que ganhei, comecei a ler e não terminei, mas é um livro bom para ler em companhia do parceiro ou parceira por questões óbvias, afinal o tema é de interesse para ambos. 
Sinopse:
"Com sugestões para casais em qualquer fase do relacionamento, dos namorados aos casais com filhos adultos, este livro mostra diferentes estratégias para forma uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família."
Inclusive o filme nacional "Até que a sorte nos separe" foi inspirado nesse livro e tem várias dicas do autor presentes no filme.

GASTE COM ESTILO E INTELIGÊNCIA, Melissa Tosetti e Kevin Gibbons
Esse livro também foi presente da minha irmã Dija e o título já explica por que né?! Ela sabe o quanto sou consumista kkkkk e me deu o livro como incentivo ao equilíbrio financeiro. Não que eu seja desequilibrada financeiramente, graças a Deus que não, foi só uma brincadeira, mas o livro faz sentido na minha vida para aprender a investir melhor no que vale a pena.
Sinopse:
"Para os autores deste livro, é possível ter tudo o que se quer na vida sem destruir suas finanças. Eles ensinam como criar hábitos e rotinas fáceis e práticos, que permitem gastar com inteligência e manter o estilo que você sempre sonhou. Para isso, mostram como fazer escolhas para concentra seus gastos naquilo que é verdadeiramente importante para você e não desperdiçar seu dinheiro com coisas que não têm importância na sua vida."

PARIS SOBRE TRILHOS (Viajando de trem pela história da França), Ina Caro
Para quem me conhece, o motivo da escolha desse livro é óbvia: amo história e amo a França. Então, enquanto não vou a Paris fico aqui comprando livros e várias outras coisas sobre a França, né? Basicamente comprei por paixão mesmo, não sei se é bom, mas duvido que não seja.
Sinopse:
"No melhor estilo Meia Noite em Paris, filme em que Woody Allen declara seu amor à cidade, Paris sobre Trilhos é uma proposta, um convite, uma história de amor, em que Ina Caro, uma experiente viajante, narra a história da França não por meio de guias, mas sim oferecendo suas experiência e incitando grandes viagens aos leitores, Sempre a partir dos trens que saem do centro de Paris e nos transportam magicamente pelo passado, pela história e pela cultura."

1889, Laurentino Gomes
Continuando nessa minha paixão por história, tenho aqui na fila também esse livro que refere-se ao ano da Proclamação da República do Brasil, continuando uma série de livros do mesmo autor com outras datas histórias marcantes para o país, os quais eu tenho, já li e adorei que são 1808 e 1822.
Sinopse:
Aqui também o subtítulo é suficiente para ilustrar o assunto do livro: "Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil."

DIAS MELHORES VIRÃO, Jennifer Weiner
Ganhei esse livro no amigo secreto no final do ano passado, onde eu e mais cinco amigas escolhemos fazer uma troca de presentes apenas de livros.
É uma vergonha dizer que até hoje não o li e nem tenho como me defender pois a verdade é que ando muito preguiçosa para leitura mesmo, mas prometo que elimino essa fila toda ou quase toda antes do ano acabar (e falta pouco, ai meu Deus rsrsrs).
Sinopse:
"Conta a história de uma roteirista que, após seis anos de luta, finalmente conquista um espaço na TV, mas acaba descobrindo que seus problemas estão apenas começando: executivos intrometidos, atores egocêntricos e um chefe terrível e inatingível"

O LIVRO DO BEM, Ariane Freitas & Jéssica Grecco
Esse aqui também estou "lendo" atualmente, pois ele não é apenas para ler, é para relaxar dia a dia com alguns exercícios e brincadeiras que te levam a pensar nas pequenas coisas do dia a dia que podem deixar seu dia mais feliz.
Sinopse:
"É um espaço para fazer coisas que vão colocar um sorriso no seu rosto e deixar sua vida mais alegre e feliz. São pequenas e grandes atitudes que vão te lembrar que tudo sempre pode ser melhor e mais divertido se a gente der uma chance, e que cada segundo da vida vale a pena até quando a gente tende a não acreditar muito."


Bem, acho que tem até indicação demais por aqui né? Mas abrange muitos gostos, então com esses bons motivos você não tem desculpa para não começar a ler HOJE!
Agora vou aproveitar esse dia de incentivo e começar a diminuir essa fila de livros pendentes, porque é muita falta de vergonha na cara ter tantos livros não lidos na estante né?!
Só prova que minha compulsão por comprá-los é maior que a disposição para lê-los, mas prometo que vou melhorar e assim que for concluindo cada um postarei uma resenha aqui, como já disse inicialmente.

Se você gostou das sugestões ou quer sugerir outros títulos, escreve aqui pra mim nos comentários.

Um bjo e até o próximo post! 



Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião me interessa! Obrigada!



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *