Joy Freitas: Decoração: Inspiração Indiana




Decoração: Inspiração Indiana


Olá pessoal, tudo bem?

Quem assistiu ou tem o privilégio de ter tempo para assistir a reprise da novela Caminho das Índias com certeza fica encantado com todo colorido e alegria dos cenários e costumes indianos. Eu por aqui com meus horários flexíveis, de vez em quando tenho visto as reprises e confesso que minha maior motivação para assistir é justamente a decoração das casas indianas, mas as vezes me pergunto: será que dá para usar tudo isso na nossa realidade ocidental tão mais "clean" digamos assim?!

Claro que eu fui pesquisar algumas inspirações e comprovei para mim mesma que Sim!
Com um pouco de bom senso e equilíbrio é possível inserir alguns elementos da cultura indiana na decoração sem cair no exagero e cafonice, como algumas pessoas podem pensar.

Ok, isso não é novidade, há muito tempo que esses elementos estão presentes nas lojas de decoração e dicas pela web, mas as vezes nos falta conhecimento e criatividade para usá-los. Por isso eu trouxe aqui alguns elementos que me encantam e estão na minha lista de inspirações, já que decorar a casa é algo que a gente nunca acaba e comigo não é diferente, estou sempre mudando ou completando algo por aqui, afinal a nossa casa tem que ter nossa cara e personalidade e é algo que vamos moldando, aprimorando e melhorando ao longo dos dias, das experiências vividas e conhecimentos adquiridos.

1. Mantas, almofadas e tapetes coloridos
O famoso Sari indiano, pode ser uma alternativa muito bonita de dar um colorido a sala ou quarto. Use-o como manta sobre a cama, sofá, poltronas ou qualquer outro móvel que lhe agrade. Da mesma forma as almofadas com estampas coloridas e tecidos de seda bordada tem tudo a ver com o tema e dão toda atmosfera indiana, principalmente em cores como o vermelho, marrom e cor de terra que são muito presentes nas casas indianas.
Os tapetes também são peças essenciais numa decoração estilo indiano. Com todos os seus desenhos elaborados e cores vivas, podem deixar super charmoso e alegre um ambiente mais sóbrio e básico.

2. Cantinho de meditação
Independente de credo ou religião, não podemos negar que algo que lembra muito a Índia são os locais de meditação e os altares presentes nas casas já que a espiritualidade é algo essencial para os indianos, e você pode ter seu cantinho de meditação também em casa, mesmo que tenha crenças diferentes, criando um ambiente aconchegante, confortável e exclusivo para relaxar, usando representações da sua religião ou embarcando na magia das divindades indianas com toda simbologia que as envolve. Vibrações positivas nunca é demais, não importa o credo!

3. Buda, Velas, Flores e Incensos
Apesar de atualmente o Budismo ser pouco presente na Índia, as estátuas e imagens de Buda ainda são considerados elementos de representação indiana, presente em muitas casas com sua simbologia associada ao amor, paz e felicidade.
Já as flores, velas e incensos são usados para reverenciar os deuses e são outros elementos super presentes na cultura indiana que podemos usar facilmente em nossas casas. Além de deixarem o ambiente mais bonito ainda deixam no ar o perfume que você quiser que sua casa transmita.


4. Divindades: Ganesha, Shiva, Lakshmi
Representações dos deuses indianos podem ser usados como adornos em peças, aparadores, ou mesmo em quadros na parede. Além do mais, para aqueles que acreditam, todos eles possuem uma simbologia para atrair boas vibrações para casa e os que nela vivem.



Perceba que muitos desses elementos até já fazem parte da decoração de muita gente mesmo que não saibam a origem ou significado, apenas acham bonito mesmo, e é o que vale: sentir-se bem e inspirado no ambiente que vivemos.

Espero que tenham gostado das inspirações.

Um bjo e até o próximo post!



Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião me interessa! Obrigada!



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *