Joy Freitas: Cozinha 4x4 - Snack




Cozinha 4x4 - Snack


Olá pessoal, tudo bem?

Lembram que segunda-feira fiquei devendo a receita dessa semana?
Então, o motivo foi bem justo: eu e minhas amigas blogueiras Mari, Lidiane e Tanara...mesmo quarteto do projeto Estilo 4x4 que desenvolvemos em março (se você não viu, clica aqui), resolvemos estender a ideia para o campo gastronômico.

Começa hoje o projeto Cozinha 4x4 onde cada uma de nós irá apresentar uma receita por semana como sugestão para cada tema escolhido.
O primeiro tema eleito foi o Snack (ou lanche rápido) e cada uma preparou um tipo de comidinha que tenha essa pegada: rápida, prática e saborosa para matar a fome rapidinho ou até servir de petisco quando chegar uma visita inesperada.

Eu escolhi um prato que é muito consumido no Nordeste, onde eu tenho muito orgulho de ter nascido... a Tapioca, ou Beiju (como se fala por lá).
No resto do país habituou-se chamar o Beiju simplesmente de Tapioca que pra nós no Nordeste trata-se do ingrediente e não do prato, mas os dois nomes valem. A tapioca é um alimento saboroso e está super em alta por fazer parte de quase todo cardápio de pessoas que adotam uma alimentação saudável. A tapioca (ingrediente) na verdade é uma farinha feita da fécula extraída da mandioca e com ela fazemos diversos pratos: bolo, cuscuz, mingau...e entre tantos o beiju recheado, que é esse jeito de preparar a tapioca, parecendo uma panqueca ou pastel com recheio.

Vamos aprender como se faz então:

Você vai precisar de:
> Uma frigideira anti aderente e uma peneira
> Goma de tapioca hidratada
> Recheios de sua preferência
(Use a imaginação - exemplos de recheios: requeijão cremoso, doce de leite, doce de goiaba, presunto picado, calabresa, bacon frito, queijo cottage, ricota, banana com chocolate)


Preparo:

Peneire a goma de tapioca num recipiente separado.
Leve a frigideira ao fogo e deixe esquentar bem
Despeje na frigideira duas colheres de sopa (em média) da tapioca peneirada formando um círculo, como se fosse uma panqueca.

Com cuidado vá espalhando a goma pra deixar o disco uniforme e quando perceber que formou uma massa mais sólida você pode virar na panela para dourar os dois lados, mas essa parte é opcional. Se você fizer uma massa bem fininha não é necessário virar.
Ainda na frigideira, coloque o recheio de sua preferência e dobre formando uma espécie de envelope, ou mesmo um pastel.
Está pronto...a depender do recheio que você vai usar é bom não retirar imediatamente da frigideira para dar tempo de aquecer o recheio junto com a tapioca, por exemplo quando usamos queijo ou goiabada. Dá uma derretidinha e fica mais gostoso.


Pode parecer que não é simples, porque ao escrever tenho que ser bem detalhista para quem nunca fez, mas na prática é super fácil e qualquer pessoa é capaz de fazer. Se for resumir, é uma massa pronta que você vai esquentar, colocar um recheio qualquer e fechar...não é simples? É mais fácil que fritar um ovo rsrsrs

Como eu disse além de saborosa, a tapioca é uma farinha sem glutén, então se você tem esse tipo de restrição na dieta, aproveita!

Massss não acaba por aqui, não deixem de clicar nos links abaixo para encher a boca d'água com as sugestões de Snacks das meninas:

Clique aqui para ver a receita da Lidiane
Clique aqui para ver a receita da Mari
Clique aqui para ver a receita da Tanara

Ah, e se você testar alguma dessas receitas, posta uma foto no Instagram com a hashtag #Cozinha4x4Bloggers que vou adorar saber e mostrar na fanpage do blog.

Espero que testem e gostem...Bom apetite!

Um bjo e até o próximo post!


Comentários do facebook
4 Comentários do Blogger

4 comentários:

  1. Eu adooooro tapioca!
    Gosto de fazer com leite condensado e coco, era o que eu e o alan comíamos em João Pessoa. Ai, que saudade daquela viagem! heheheheh
    Adorei a receita!
    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh maravilha! Não sabia que vc era adepta da tapioca, Lidi! Muito legal!
      Obrigada, Bjos

      Excluir
  2. Deu uma super saudade de recife!!! Amava a tapioca de Olinda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehe e eu lá de casa! Vamos fazer nosso rodízio de tapioca aqui em casa viu?! Bjos

      Excluir

Sua opinião me interessa! Obrigada!



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *