Joy Freitas: Porto Alegre - City Tour




Porto Alegre - City Tour

Olá pessoal, tudo bem?

Estou bem sumidinha esses dias, mas foi por uma ótima causa: minha irmã veio da Bahia me visitar e família perto da gente é tudo de bom...me ocupei bastante paparicando a visita e fazendo alguns passeios pra mostrar a cidade. Afinal não é todo dia que alguém viaja 3.287Km para te visitar não é? ! ;)

E para melhorar, a visita da irmã me despertou a vontade de fazer esse post com dica de turismo em Porto Alegre.
Apesar de morar aqui no Sul há quase 1 ano, eu só estive em Porto Alegre para "turistar" por duas vezes (sem contar as idas ao aeroporto, claro!).

A primeira vez foi antes de vir morar no Sul, quando eu e meu esposo fomos a um casamento de um amigo e aproveitamos a viagem para conhecer um pouco a cidade e dá uma esticadinha até Gramado, mas isso é assunto para outro post.

A segunda vez, foi nesse último final de semana, sábado dia 28/03 quando fui encontrar minha irmã, pois combinamos de passar o dia em Porto Alegre antes dela vir para Rio Grande, que é onde eu moro.

Como as duas vezes que estive lá foram bem corridas, a dica que eu venho trazer hoje é sobre o serviço de "Bus Tour" que existe na cidade e em várias outras cidades do mundo, que facilita bastante a vida de quem tem pouco tempo para conhecer a cidade, e também para quem tem tempo e quer ter uma visão geral dos pontos que gostaria de visitar depois mais calmamente.

O City Tour da Linha Turismo, utiliza um Bus Tour com dois andares, sendo o segundo andar aberto e oferece um serviço com dois roteiros, através dos quais  você poderá conhecer a cidade a partir de um passeio com informações históricas e curiosidades sobre a cidade e o povo Rio Grandense.


(Gente, como fiquei branquela nessa foto rsrs...mas foi culpa do Sol que estava radiante, porém o clima tava bem agradável!)

Bem, nós fizemos o Roteiro Centro Histórico, mas existe também o Roteiro Zona Sul. Ambos os roteiros, possuem paradas estratégicas nas quais o passageiro pode descer para conhecer a região em torno e depois retomar o passeio embarcando num próximo ônibus que costuma passar um hora depois do ônibus que ele desembarcou. Então você pode ficar passeando naquela região que desceu, por uma, duas ou mais horas que se interessar, pois a cada uma hora passará outro ônibus e você pode reembarcar com o mesmo bilhete, que te dá acesso ao dia inteiro de passeio.

Segue algumas fotos dos locais onde nós desembarcamos:

Parque Farroupilha (Redenção)


A primeira parada é no Parque Farroupilha (Redenção), é um parque enorme, super arborizado, com significado histórico muito importante para o povo Rio grandense (mais informações aqui) e que contém várias opções de lazer. Essa é uma característica que observo aqui no Sul e acho bem legal: os parques e praças são bem aproveitados e utilizados realmente pela população. Na primeira vez que eu fui, estive lá num domingo, dia que ocorre há mais de 30 anos o Brique da Redenção, uma feira de variedades, principalmente antiguidades, super legal!

Parque Moinhos de Vento (Parcão)

O Parcão é o meu parque preferido de Porto Alegre, talvez por ser o que eu conheço melhor, já que me hospedei bem pertinho dele na primeira vez que estive na cidade. Você encontra muita gente passeando com seus cães, fazendo atividades físicas e tomando o tradicional chimarrão. É um ambiente muito agradável. Detalhe da foto de Duda sendo Duda...não pode ver um cachorro que para pra falar com o bichinho.

Mercado Público

Essa parada é uma das mais importantes e dificilmente alguém deixa de desembarcar aqui, pois nesse ponto é possível unir vários pontos importantes que existem para conhecer. O mercado, a prefeitura, a Praça da Alfândega e muitos outros.

No mercado sempre tem produtos maravilhosos em feiras e exposições móveis, além das bancas fixas. Nesse dia me deparei com uma expositora uruguaia vendendo essas câmeras antigas maravilhosas...e detalhe: todas em perfeito funcionamento! Claro que eu quase pirei, mas não comprei nenhuma delas por enquanto, preciso economizar pra trocar a minha câmera atual rsrsrs.

Acho linda essa fonte em frente a prefeitura. Foi um presente dos espanhóis pelo centenário da Revolução Farroupilha.

Essa foto na Praça da Alfândega fui buscar da minha primeira ida a Porto Alegre, pois dessa vez infelizmente tivemos uma sensação de insegurança na praça e não fotografamos nem demoramos muito no local.

E esse foi o restaurante que escolhemos para almoçar, o Chalé da Praça XV. Ele fica em frente ao Mercado Público e tem um ambiente super agradável e charmoso, com música suave ao vivo e comida maravilhosa. Mas achei o preço das refeições um pouco salgado, apesar de ser um prato muito bem servido em quantidade.

Acima, trecho de um caminho feito pelo bus tour. Não desembarcamos em todos os pontos porque já estávamos um pouquinho cansadas, mas cada local que descemos valeu a pena.

Seguem algumas informações importantes:

1. O bilhete vale para o dia todo e custa R$ 25,00 (Terças a sextas) ou R$ 30,00 (Sábados, domingos e feriados)

2. O bilhete não é vendido no ônibus, você precisa comprar em um dos pontos de venda, daí poderá embarcar em qualquer ponto que o ônibus parar. As duas vezes que eu fiz o passeio, preferi comprar o bilhete na Secretaria de Turismo que é onde fica o ponto inicial do passeio.

3. Você não pode desembarcar ou embarcar em qualquer local do percurso, apenas nos pontos específicos de parada da linha.

4. Os passeio completo, se você não desembarcar em nenhum ponto, dura em torno de 2 horas.

5. Horários: baseado no ponto inicial (Secretaria de Turismo) a linha possui saídas a cada 1 hora, das 09h as 16h.

Para mais informações sobre o City Tour, clique aqui

E para finalizar, como não poderia deixar de citar, o look desse dia foi pensado no conforto e no clima meio imprevisível: Calça jeans Colcci, Camiseta Gang bem fresquinha com tema de fotografia (minha paixão), Sapatilha confortável e Casado Gang estilo militar, para o caso da temperatura cair!

Espero que tenham gostado das dicas! ;)

E fiquem a vontade para comentar e deixar sugestões aqui embaixo!

Um bjo e até o próximo post!

Comentários do facebook
3 Comentários do Blogger

3 comentários:

  1. Que show, Joy!
    Nunca fui a porto Alegre para turistar. Só vou visitar uma parte da minha família que mora lá. Mas adoro essa cidade! É linda!
    Adorei o post!
    Beijooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lidiane! Precisas marcar para fazer um passeio desse então...tbm acho POA bem lindinha...com cara de aconchego, dá vontade de morar lá.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Joy.
    Quando eu for lhe visitar tb quero uma recepção dessa. Fiquei com vontade de fazer esse passeio. Bjs
    Adalto.

    ResponderExcluir

Sua opinião me interessa! Obrigada!



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *