Joy Freitas: O Charme das Roupas Bordadas




O Charme das Roupas Bordadas

Ola pessoal, tudo bem?

Há alguns anos vejo circulando nos editorias de moda e passarelas o surgimento de várias marcas que se caracterizam por criar roupas bordadas. De estilo mais luxuoso ou dando um toque a um look mais básico, tenho visto que o bordado há muito tempo tem se mantido em alta.

Agora eu pergunto, porque será? Simples né gente: bordado é tudo de maravilhoso porque é clássico, feminino, elegante e muitas vezes sexy! Na minha humilde opinião de usuária e não crítica de moda, acredito que os bordados dão um super charme a qualquer produção, seja para ir a uma festa de gala ou para incrementar aquele jeans surrado que temos no armário.

O bordado pode dá um toque de charme e elegância tanto em peças mais leves ou até mesmo em sapatos. Lembrando que, já houveram várias fases de sucesso dos bordados e se empolgar demais pode levar ao exagero e acabar deixando um visual over, mas daí é só usar o velho bom senso e usar o que lhe faz bem.

Me lembro que desde adolescente eu sempre inventava um jeito de personalizar algumas pecas minhas com miçangas, pedrarias, tecidos com textura etc...enfim, sempre tentando dar uma cara única para minhas peças. Nunca tive aula nenhuma com costureira ou bordadeira, tudo que eu fazia aprendia fazendo e testando. Infelizmente não tenho fotos nem algumas das peças que eu customizei bordando, pois fazem muito anos (abafa essa parte que eu sou "antiga" hehehehe), mas segue aqui algumas peças no estilo, feitas por mim ou compradas prontas.




Fazendo uma análise mais "profunda" eu diria que a maior qualidade do bordado está na possibilidade de se ter uma peça única e original. Atualmente, não faltam roupas bordadas de maneira industrial mas apesar de existirem peças lindas mesmo que industrializadas, acredito que perca um pouco do charme próprio do bordado que é o fato de uma peça bordada a mão nunca ser igual a outra. Mesmo que seja feito um mesmo desenho e você peça para 20 bordadeiras copiarem o mesmo desenho, dificilmente você terá uma exatidão nos detalhes já que seres humanos não são robôs.

Vamos ver algumas maravilhas desse mundo dos bordados:
Os Lindos Moletons de Fabiana Milazzo

Os Vestidos Divos de Patrícia Bonaldi
Inspirações para dar um "Up" nos shortinhos:

Como vimos, os bordados podem aparecer sob vários aspectos e utilizando diferentes materiais: paetês, linhas, miçangas, pedrarias, pérolas etc. Dessa forma, temos uma infinidade de inspirações e possibilidades para usar o bordado em nossos looks que se eu fosse citar tudo aqui esse post ocuparia umas cinco páginas.

Para algumas pessoas que amam os bordados como eu, ser bordadeira é mais que uma profissão: é uma arte! Então se você gosta da tendência e não tem habilidades para bordar, que tal voltar aos tempos da vovó e procurar uma bordadeira? Você pode se surpreender positivamente com o resultado!

E aí, se inspirou? Gosta do estilo? Deixa aqui seus comentários pra eu saber.

Um bjo e até o próximo post!

Comentários do facebook
2 Comentários do Blogger

2 comentários:

  1. Adorei o post. Não sou muito de usar bordado de paetê, mas adorei as peças, o vestido preto é lindo, e blusa preta com prata que você fez ficou massa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mari, também adoro esse vestido... bjos!!

      Excluir

Sua opinião me interessa! Obrigada!



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *