Joy Freitas: Decoração - Estilo Kitsch




Decoração - Estilo Kitsch

Olá pessoal, tudo bem?

Vocês já ouviram falar do Estilo Kitsch na decoração? Eu não! Na verdade eu percebia o estilo em muitos elementos mas não sabia o nome utilizado.

Basicamente o Estilo Kitsch se caracteriza pela descontração, o colorido e até mesmo o exagero. Porém aqui o exagero é no bom sentido, porque ele está presente nas inúmeras possibilidades de se misturar estilos.

Talvez você já tenha reparado na variedade de elementos coloridos e divertidos que encontramos em lojas de decoração ultimamente que remetem a elementos do passado na época vistos como cafonas ou bregas.

O termo Kitsch é de origem Alemã e serve para definir algo extravagante, vulgar ou de mau gosto, mas os adeptos do estilo consideram que trata-se de uma forma bem humorada e lúdica de compor a decoração. A verdade é que aderir o estilo kistch sem o devido bom senso e cuidado pode ultrapassar o limite do divertido e alegre e escorregar pro cafona mesmo.

Sim, daí vocês me perguntam: e como é esse estilo mesmo na prática que até agora eu não mostrei?
Então, vou deixar aqui algumas características e imagens para quem quiser por em prática o estilo:

1. A mistura de cores sempre está presente, principalmente as cores rosa, lilás, violeta e vermelho.

Móveis em cores vibrantes, pequenos objetos coloridos, réplicas de obras de arte, molduras coloridas e de formas diferentes nas paredes, almofadas de estampas diferentes e coloridas
Fonte: Google
Fonte: Revista Ambientes
2. A mistura de elementos de épocas diferentes (antigos e modernos)

Móveis com design de épocas passadas misturado com móveis atuais, objetos de porcelanas antigas com porcelanas modernas, lembranças da casa da avó, telefones antigos, porta retratos em estilos diferentes espalhados.
Fonte: Revista Metróple

Fonte: Revista Casa Linda
3. A criação de um ambiente lúdico

A parte lúdica fica por conta dos objetos com valor afetivo como lembranças de viagens, souvenirs, imãs de geladeira, quadros com temas alegres, anões de jardim, pinguins de geladeira, a famosa jarra em formato de abacaxi, cofrinhos em formatos divertidos...etc.
Fonte: Google

Fonte: Google

Fonte: Google
Existem diversos elementos que podem caracterizar o estilo kitsch e uma regra bem simples para aderi-lo: se você utilizar todos os elementos do estilo que te agrada e ficar bonito e bem humorado, você acertou....se ficar poluído e confuso é porque você exagerou, mas é claro isso é uma questão de gosto e a não ser que você contrate um decorador que vai estabelecer as regras corretamente (na linguagem estética, claro) o que vale é sentir-se bem em sua casa, afinal você que passa a maior parte do tempo nela. Não é necessário usar o estilo para decorar a casa inteira mas alguns ambientes nesse estilo pode dá um toque de charme e irreverência a sua casa.

Uma boa dica para evitar o descontrole e não deixar o ambiente muito carregado é criar um ambiente neutro e utilizar alguns elementos kitsch espalhados pontualmente no ambiente para criar essa atmosfera lúdica e colorida sem poluir.
Percebi nessa pesquisa que "sem querer, querendo" já venho utilizando essa dica na decoração daqui de casa (que eu nunca termino aff). Apesar de grande parte da decoração possuir uma base sóbria descobri que alguns elementos que já tenho e outros que pretendo comprar fazem parte do estilo. Qualquer dia, assim que eu consegui concluir minha decoração, postarei aqui algum ambiente da minha casa com presença de elementos kitsch.

Ahh, e por último uma informação importante para não confundir Vintage, Retrô e Kitsch:

"Vintage são objetos antigos originais de épocas passadas,
como por exemplos um móvel herdado de família.
Geralmente fazem referencia às décadas de 20 à 60. 

Retrô são objetos criados nos dias atuais que reproduzem
ou se inspiram em clássicos de décadas passadas.
Se inspiram, geralmente, no psicodelismo das décadas de 70 e 80,
e por isso possui uma característica mais lúdica. 

Já o Kitsch é uma releitura (ou até mesmo imitação)
de clássicos com uma boa dose de humor.
Os objetos são geralmente fabricados em plástico
ou outro material de baixo custo.
Possuem cores fortes e coloridas, ou seja, uma arte falsa."
(Fonte: www.arquiteturadovale.com)

E aí, o que acham do estilo? Possui elementos Kitsch na sua casa e nem sabia? Conta aqui nos comentários.

Um bjo e até o próximo post


Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião me interessa! Obrigada!



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *