Joy Freitas: Museu da Moda abre as portas em Canela




Museu da Moda abre as portas em Canela

Copiado na íntegra do site: http://www.portocultura.com.br/2011/museu-da-moda-abre-as-portas-em-canela/

Publicado em: 28 dezembro 2011

A história da evolução das roupas femininas agora tem um endereço. Está localizado na Avenida das Hortênsias, número 1810 (estrada que liga Gramado a Canela), o Museu da Moda (MUM). O espaço, idealizado pela estilista Milka Wolff. O MUM vai propor uma viagem no tempo, desde os 2.000 a.C até o século XXI.


“A finalidade do Museu da Moda é dar uma oportunidade de acompanhar, em um mesmo espaço físico, as transformações estéticas e técnicas da roupa como representação social e cultural do seu tempo”, afirma a curadora Débora Elman. O acervo de 150 peças, feito pela equipe de costureiras de Milka, chama a atenção pelo acabamento impecável e pela maneira fiel de como foi reproduzido. “É possível termos uma noção sobre a história da moda pesquisando livros ou indo para a internet, mas assim, de maneira visual, estamos sendo pioneiros, até mesmo, no mundo, já que viajei os 5 continentes e nunca vi nada igual”, comemora Milka.


As vestimentas estão distribuídas em 2.500 metros quadrados e em vários ambientes. Logo no primeiro espaço, representando o antigo Egito, por exemplo, roupas feitas à mão, de puro algodão, sem costura nenhuma mostram o início da moda. Na era Napoleônica, por exemplo, a vitrine é inspirada nos ambientes glamourosos e clássicos das rainhas. Já a seção da Belle Époque irá reproduzir a sofisticação e o requinte da era de luxo. Haverá, também, as roupas dos séculos XX e XXI.


Cenários

O público poderá, ainda, fazer uma viagem completa no tempo. Todos os vestidos estão num cenário da época em questão. E o melhor: lustres, apliques, tapeçarias, materiais, pedras dos pisos, por exemplo, são originais de cada período e lugar, garimpados em antiquários do mundo todo. A iluminação e a sonorização dos ambientes também serão especiais. Cada vitrine terá um som direcional e uma luz ideal para melhor reproduzir a época.


Museu da Moda

O projeto começou a ser executado no início de 2010 pela estilista e empresária Milka Wolff. O prédio, construído pelo arquiteto Marcelo Nunes Vasquez Fernandez, tem cerca de 3 mil metro quadrados, além dos 900 metros quadrados de estacionamento. Na entrada, o foyer receber á os visitantes com uma cafeteria e uma loja de souvenirs.


Serviço:


Museu da Moda

Aberto de domingo a domingo

Das 9h às 18h

Avenida das Hortências, 1810 (estrada que liga Gramado a Canela

(54) 3282-1121


Ingressos:

R$ 30,00 – adultos

R$ 15,00 – crianças e idosos

Museu da Moda (Foto: Divulgação)


Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião me interessa! Obrigada!



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *