Joy Freitas: Ai se eu te pego!




Ai se eu te pego!

por Joy Freitas


Outro exagero do dia no face!
Manifestações dos meus conterrâneos e amigos, defendendo os créditos das primeiras bandas que gravaram anteriormente a tão tocada música "Ai Se Eu Te Pego" com Michel Teló, que originalmente foi gravada por bandas baianas (Os Meninos de Seu Zé e Cangaia de Jegue) e composta por Antonio Dyggs e Sharon Acioly.

Sou uma defensora declarada de que deveria ser divulgado mais efetivamente os nomes dos compositores de todas as músicas e já escrevi até um post sobre isso em 2010. Acho louvável a intenção de divulgar a origem da música, e mostrar de onde partiu a criação de algo que no momento faz tanto sucesso (fato inquestionável independente de gosto musical, não pretendo entrar nessa questão). .

O que eu não concordo (e depois não posso reclamar se me chamam de polêmica) é com alguns comentários de pessoas que tomaram a posição de "defensores" da gravação original. Como se houvesse algum tipo de concorrência de méritos em que Michel Teló estaria sendo o aproveitador da criação alheia e tirando vantagem de um sucesso de que não tem direito.

"Ah, mas só falam do Michel Teló" queixam-se no face.

Nada mais natural... a maioria das composições passam por processos parecidos e é claro que as músicas só ganham uma dimensão dessa quando é gravada por um artista mais conhecido, que por sua vez, fez ou recebeu um alto investimento para se tornar famoso.

A maioria das canções não são escritas pelos próprios cantores. O que não falta por aí são compositores que o grande público nem lembra o nome, e isso não quer dizer que o cantor esteja colhendo os frutos sozinho, quem compôs ganha sua parte quando autoriza a gravação de sua música por outro artista (se ele fez o processo de registro como se deve, é claro).

Não há um porquê para julgarem errado o fato de só darem os créditos ao famoso, afinal acaba sendo uma parceria: se a música continuasse nos CDs das bandas que ainda não são tão conhecidas fora do estado, não teria alcançado o êxito que tem agora e os autores também não ganhariam. O mérito da música é dos compositores mas o mérito do sucesso é de quem investiu para ela cair na boca do povo.


Comentários do facebook
1 Comentários do Blogger

Um comentário:

  1. Com certeza...além do mais as letras compostas por Diggs serão mais caras graças a Michel Teló...e a versão dele foi a melhor de todas...

    ResponderExcluir

Sua opinião me interessa! Obrigada!



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *